Estar
bem preparado e bem estruturado são características fundamentais
para passar à frente de elementos concorrentes da área
profissional. Pensando nisso, trouxemos pro cantinho da EJ de hoje o
MARKETING PESSOAL.
Marketing Pessoal é
uma forma de planejamento de estratégias que tem como objetivo dar
visibilidade a características e habilidades pessoais e
profissionais relevantes em cada indivíduo.
Além
da influência profissional, interfere também em nosso bem estar e
realização pessoal, transparecendo assim nosso melhor “cartão de
visita”.
A
inspiração do tema de hoje veio nada mais, nada menos, que da COPA
DO MUNDO.
Sim!
Se pararmos pra pensar, assistimos muitas aulas de Marketing Pessoal,
atitudes que servem de reflexão na nossa vida pessoal e
profissional.
Além
de serem lembrados como grandes campeões, os alemães se fixaram em
nossa memória como pessoas e profissionais de ética e respeito.
Valorizaram todo o tempo o melhor que o nosso país oferecia,
com simpatia e consideração. Estratégia essa que agrega forças e
cria um bom ambiente, segundo especialistas.
Anderson
Costa, consultor de gestão de pessoas do Gi Group, diz que a
política da boa vizinhança é uma boa alternativa já que
numa empresa, ninguém faz nada sozinho:
"Ter bom relacionamento com outras áreas ajuda a atingir o resultado. Dentro da empresa, um bom ambiente é imprescindível para facilitar o trabalho"
Um
exemplo brasileiro que nos conquistou foi o zagueiro da Seleção,
David Luiz. Sempre atencioso, deixou marcado sua imagem de carisma,
garra e companheirismo.
"É importante que o profissional saiba o momento certo para cada manifestação.", cita o especialista.
Assim
como eles, outros jogadores deixaram sua marca e são grandes
exemplos de marketing pessoal. A íntegra desta reportagem inspiradora, se encontra neste link do G1.
Um Plano de Marketing Pessoal é algo fácil de ser colocado em prática,
pois, na verdade, trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes,
de ações e ferramentas que quando usados em sintonia, ajudam a
promover uma vida de sucesso de acordo com o padrão de felicidade de
cada um de nós.
Poderíamos
discutir vários pontos dentro de Marketing Pessoal, tentaremos citar
alguns a seguir, vale a pena conferir!
Transpareça
coisas boas
A
forma de agir e interagir com os outros traduz-se na imagem
mental que os outros tem quando se lembram de você. A maneira como
nos expressamos denuncia as nossas intenções e habilidades, e pode
criar empatias ou antipatias. Se é uma pessoa simpática, positiva,
educada, sincera e zelosa vai marcar os outros com emoções
positivas. Ao contrário, há pessoas que deixam uma imagem
profundamente negativa, mesmo que o contato tenha sido curto.
É
fundamental que saiba articular um bom discurso, assim como também
usar um Português correto e adequado a cada contexto. Vencer a
timidez, usar diálogos motivadores e edificantes e manter um fluxo
de comunicação regular com as pessoas. Sejam elas semelhantes ou
superiores, o importante é ser lembrado por todos de forma positiva!
Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, e
principalmente, compartilhamos interesses comuns. Aproxime-se das
pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
Agregue
valor a sua marca
Descubra
o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se
comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque na ”divulgação”
deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para
uma empresa.
Uma
embalagem vazia é apenas uma embalagem, por isso você deve agregar
valor ao seu produto, procure também estar atualizado com relação
a sua área profissional, com relação a sua empresa, busque
informações. Esteja permanentemente em desenvolvimento, busque
conhecimento. Estamos vivendo na era do conhecimento, e este, é o
maior valor agregado a qualquer profissional.
Seja humilde
A
prática de ações de apoio, ajuda e incentivo para com os outros é
um fabuloso elemento do marketing pessoal e a
melhor forma de alcançar um lugar nas mentes e corações dos que
nos cercam. Demonstre toda a disposição para aprender com todas as
pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante
para você aprender com as pessoas e com a empresa.
Prepare-se para oportunidades e desafios
O
marketing pessoal cria novas oportunidades pessoais, e novas
oportunidades de negócios, geralmente, significam mais dinheiro.
Então, tudo depende apenas de si. Entregue sempre um resultado
superior ao esperado. Dedique-se a superar as expectativas das
pessoas. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da
equipe a que você pertence, pergunte-se: ”o que eu posso fazer por
isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará
inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.
Estabeleça
a ética
Cultive
sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você!
Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos. Uma
atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua
integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca
pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras
igualmente não éticas até o momento em que for conveniente
abandoná-la e deixá-la pagar a ”conta”. Não ceda!
O Marketing Pessoal além de nós beneficiar com a sua prática, proporciona também um
sentimento de bem-estar para todos os que nos rodeiam. Permitirmo-nos
mudar alguns velhos paradigmas que não nos beneficiam.
Comece hoje
mesmo a criar seu plano de marketing pessoal, dedique-se
a si mesmo e ao outros, vale a pena!
Faça
esse cara ser você!
0 comentários:
Postar um comentário