sexta-feira, 11 de julho de 2014

PreservAção: 1º DE MUITOS

A Preserva Jr. realizou no dia 17 de Junho a entrega do PMGIRS - Carvalhópolis - MG (Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Carvalhópolis) em uma audiência pública com o Prefeito Gilson Ferreira de Moraes. O projeto foi realizado pelos membros da empresa e contou com o apoio da prefeitura em todas as escalas. A proposta de um plano como esse era a de diagnosticar a real situação dos resíduos gerados no município e de acordo com as normas e leis nacionais, estaduais e municipais mostrar a melhor solução para a cidade, desde a parte de geração, coleta até a deposição final, afim de evitar a aglomeração de resíduos em locais inadequados prejudicando o meio ambiente e a população.

Garantir a limpeza e a saúde pública, além de preservar o meio ambiente se faz necessário a existência de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos em espaços adequados, equipamentos específicos e que envolvem pessoas em diversas atividades.


Atualmente no Brasil, a maior parte dos resíduos gerados não chegam a ser coletados e a destinação final para aqueles coletados é, na maioria dos municípios, o "lixão". O crescimento acelerado das cidades dificultou o suprimento de infra-estrutura básica necessária à população.


O projeto teve inicio no final de setembro com duração de 6 meses. Com visitas a campo, os membros se locomoveram até a cidade de Carvalhópolis-MG primeiramente para realizar uma pesquisa com o apoio da prefeitura. A pesquisa aconteceu como forma de entrevista na própria prefeitura, onde os membros da empresa perguntavam ao secretário de obras e a secretária do meio ambiente a realidade do município na questão dos resíduos sólidos.

Após sanadas algumas dúvidas deu-se início a execução de algumas tarefas específicas aos membros. Divididos os grupos, foram realizadas as composições gravimétricas no "lixão" dos resíduos gerados na cidade, os questionários à população e a visita aos grandes geradores. Com os dados em mãos os membros se uniram para escrever o plano de acordo com as leis necessárias e visando o cuidado com o meio ambiente do município.

O gerenciamento correto dos resíduos se faz necessário primeiramente em casa, evitando a princípio sua geração e o desperdício. É importante a conscientização da sociedade em relação ao consumo, produção e desperdício, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a quantidade de resíduos e os gastos com coleta, tratamento e disposição final.

Finalmente, parabenizamos  todos os membros da Preserva Jr. que participaram desse projeto, realizado com muito esforço e dedicação, de forma extremamente profissional, de qualidade e responsável.




0 comentários:

Postar um comentário