CONHEÇA A PRESERVA JR.

Uma das empresas que mais se destaca na UFLA.

PRESERVA JR. NO EMEJ 2014

Não estamos sozinhos. Existem muitos jovens inovadores, empreendedores e com atitude!

PRESERVANDO - DIA DA ÁRVORE

A Preserva Jr. em homenagem ao Dia da Árvore fez uma mobilização na Praça Doutor Augusto Silva. SAIBA MAIS

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Preserva Ação: Curso de Economia e Reuso de Água

Na semana passada, nós da Preserva Jr., estivemos no município de Ijaci – MG, lecionando um minicurso sobre economia e reuso da água, para alunos da Escola Estadual  Maurício Zákhia , do projeto PAMIRIM, entre 14 a 16 anos.

Contamos com dinâmicas, vídeos e abordamos ainda sobre poluição e enchentes, doenças transmitidas pela água e seus usos e benefícios.



A experiência foi engrandecedora, e ficamos muito felizes em saber que esses jovens já possuem consciência ambiental e conhecimento de boa parte do que já havíamos comentado, o que foi possível uma grande participação de todos.

Esperamos ter contribuído um pouco mais com o crescimento pessoal e intelectual de quem lá estava nos assistindo, pois para nós, foi um momento único, de poder passar e apresentar um pouco do que trabalhamos e qual o nosso papel na sociedade.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Desenvolvendo o MEJ na UFLA


Desde o ano passado, algumas EJ's se reuniram e deram início aos trabalhos para formação dessa associação. Desta forma no mês de abril, foi realizado a eleição para diretoria da ASSEJ - Associação de Empresas Juniores da UFLA, que tem como objetivos, divulgar o MEJ (Movimento Empresa Junior) e difundi-lo seja na universidade como para toda comunidade, auxiliar as Empresas Juniores da UFLA, incentivar a criação de novas empresas, promover a troca de informações e maior integração dos empresários juniores. Sabemos da importância da representação que esta associação pode ser na sociedade geral, e desta forma temos o anseio de promover as empresas e termos maior reconhecimento possível. Dessa forma temos como diretoria executiva de 2015: 

Diretor Presidente - Gracielly Tomaz Barbosa (Preserva Jr)
Vice Presidente - Igor Carreira Costa (UFLA Jr)
Diretor Financeiro - José Antônio Mariano Júnio (Juridica Jr)
Diretor de Desenvolvimento - Paoliello Rezende Vasconcelos (UFLA Jr)
Diretor de Comunicação - Gabriel Dlouhy Alcon (Terra Jr.)
Presidente do Conselho - Karina Fáveri Rodrigues (Preserva Jr)



Portanto como primeiro evento que visa a maior integração e conhecimento por parte de todas as EJ’s da UFLA, estará sendo realizado o “EJ EM FOCO”, dia 10 de junho, as 17:30 no Salão de Convenções , sendo a inscrição por R$15,00 feita com um dos membros das EJ’s.
Contará com os seguintes palestrantes:
Welerson Carvalho ( Diretor de Desenvolvimento da FEJEMG)
Lucas Delgado (Presidente do Conselho da FEJEMG)
Ronnan Del Rey (Pós junior, e atual Sócio-Diretor da Aceleradora de Talentos)



terça-feira, 2 de junho de 2015

Nossos serviços: Treinamento Ambiental

                                 

A Educação Ambiental é útil de diversas maneiras para a formação de uma melhor cidadania tanto em escolas e universidades como nas empresas, ou mesmo como uma ferramenta de negócios empresariais. Para isso, algumas atividades vinculadas à Política Nacional de Educação Ambiental devem ser desenvolvidas na educação em geral e na educação escolar, por meio das seguintes linhas de atuação inter-relacionadas:

- Capacitação de recursos humanos;

- Execução de estudos, pesquisas e experimentações;

- Produção e divulgação de material educativo;

- Acompanhamento e avaliação.

As principais leis que ditam o tema Educação Ambiental, são a Lei Nº 6.938/81 que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente e a Lei Nº 9.795/99 que teve como objetivo conferir a educação ambiental um caráter socioambiental decorrente das propostas de desenvolvimento sustentável. Tornando-a efetiva em todos os níveis e modalidades não só diante da atual legislação, mas diante da necessidade de dar soluções adequadas aos graves problemas que afetam o planeta.

Público-alvo: Prefeituras, escolas, indústrias, empresas, comércio, associações, entre outras.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

PreservAção: III Preservando - Coleta de óleo


No dia 17/05, domingo, 8 horas da manhã, a Preserva Jr. Foi à Praça Dr. Augusto Silva, popularmente conhecida como praça dos bancos, para começar sua campanha de arrecadação de óleo usado para fritura, o nosso óleo de cozinha.



Poucos sabem, mas um litro de óleo é capaz de poluir mais de 10 mil litros de água. Por ser um líquido, provoca a chamada poluição difusa, de difícil contenção, já que além de poder se espalhar criando a chamada “pluma”, são muitas as pessoas que fazem o descarte errado deste material, dificultando mais ainda o controle. Ao jogarmos o óleo de cozinha pelo ralo, podemos encarecer o custo do tratamento de água em até 45%. Além disso, o descarte errado do óleo afeta não só a água, mas todo o ambiente do entorno, gerando inclusive impermeabilização do solo.

Por isso, reaproveitar o óleo é crucial para mantermos a saúde dos nossos cursos hídricos, aumentarmos a infiltração de água da chuva no solo, garantindo o nível de nossas bacias e com isso combatermos a escassez da água potável, fato que atormenta cada dia mais a população brasileira e mundial.

A Preserva Jr. no papel de cidadã criou esta campanha para mobilizar e conscientizar a população lavrense e da região. O retorno foi gratificante, já que foi possível notar o grande interesse e participação das pessoas da cidade. Foram arrecadados mais de 90 litros de óleo num único dia, o que nos deixa muito otimistas com a mudança do cenário atual.

Mas o que será feito com esse óleo? O dia 17 de maio, coincidentemente foi o dia mundial da reciclagem. Então a Preserva Jr. não só recolhera o óleo, mas também fará o reuso do mesmo na produção de sabão. Além disso, serão oferecidos ainda workshops para ensinar como realizar este procedimento, de maneira simples e didática. As datas ainda serão divulgadas e estamos contando com uma significativa participação da população. A sala da Preserva Jr., situada no Departamento de Engenharia na Universidade Federal de Lavras, continua funcionando como ponto de coleta de óleo.

A mudança não é algo complexo. Gestos simples que podemos enxergar logo abaixo dos nossos narizes são responsáveis pela solução da maioria dos problemas. Com o meio-ambiente não é diferente, a prevenção e a precaução saem mais barato do que a remediação.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Nossos serviços: CAR - Cadastro Ambiental Rural

Um dos serviços prestados pela Preserva Jr. ao qual o proprietário de terras rurais deve ficar atento é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Sendo uma das exigências do Novo Código Florestal, o CAR é o registro público eletrônico dos imóveis rurais. Seu objetivo é integrar de forma georreferenciada as informações ambientais das propriedades e posses rurais, para fins de controle, monitoramento, planejamento ambiental, combate ao desmatamento, identificação e regularização ambiental e monitoramento das propriedades e posses rurais.
A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedade ou posse), sejam eles públicos ou privados (Art.29, da Lei n° 12.651/2012). A responsabilidade pela inscrição é da pessoa física ou jurídica (ou representante) proprietária ou possuidora do imóvel rural a ser inscrito.

Quem deve se inscrever no CAR:

·      Pequena propriedade ou posse rural familiar;
·      Imóvel rural caracterizado como assentamento pelo Programa de Reforma Agrária (independente da forma de titulação e da exploração do imóvel rural);
·      Terras tradicionalmente ocupadas por quilombolas;
·      Terras tradicionalmente ocupadas pelos índios;
·      Propriedades e posses rurais localizadas no interior de Unidades de Conservação da Natureza;
·      Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s);
·      Imóveis rurais localizados na Faixa de Fronteira ou inseridos em zona urbana;
·      Imóvel rural pertencente a estrangeiro.


Que informações serão cadastradas por meio da Planta ou Croqui?

·         Delimitação do perímetro do imóvel;
·   Delimitação das Áreas de Preservação Permanentes (APP) (como por exemplo rios e nascentes);
·         Cobertura florestal (vegetação nativa);
·         Delimitação da Reserva Legal (RL);
·         Delimitação das áreas de uso restrito;
·         Delimitação de áreas consolidadas (se houver);

Quais os dados e documentos que preciso para fazer o CAR?

·         Nome, CPF e e-mail de todos os proprietários, ou CNPJ caso pessoa jurídica;
·         Endereço da propriedade;
·         Documento de comprovação de propriedade ou posse;
·         O titulo de propriedade e caracterização do título, como comarca, cartório, ofício, origem do título, matrícula, folha, área em hectare,
·         Planta, memorial descritivo ou  croqui.


Aos proprietários que seguirem o procedimento corretamente, além de ficarem em dia com a lei, terão diversas vantagens, como obtenção de crédito agrícola com taxas de juros menores e prazos maiores, maior facilidade para obtenção de licenças ambientais, isenção de impostos para alguns insumos e equipamentos, contratação do seguro agrícola em condições melhores que as do mercado, entre outras.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

PreservAção: II Preservando - Rotary Day

No dia 29 de março a Preserva Jr. passou a manhã de domingo na Praça Doutor Augusto Silva em Lavras e desta vez o assunto era água. O Rotary Day, organizado pelo Rotary Club Lavras Sul e a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) foi um evento de grande movimentação na praça com direito à exposição artística de 60 vasos sanitários.


A ação buscou despertar a consciência crítica do cidadão sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constaram os benefícios da implantação do esgotamento sanitário, como ocorre a incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento e os cuidados que devem ser adotados para evitar danos às redes de esgoto.




A Preserva Jr. buscou orientar os cidadãos sobre a reutilização de água da máquina de lavar roupas para diversos fins como lavagens externas, lavagem de veículos automotores, entre outros. Apesar de outras maneiras de reutilizar ou economizar água, foi usado este exemplo pelo fato de ser uma atividade rotineira e que necessita de um mecanismo bem simples e barato (na cidade de Lavras fica orçado numa quantia máxima de R$ 150,00) podendo ser instalado em qualquer moradia.


Muitas crianças se divertiram colorindo exemplos ilustrativos de economia de água. Os membros da Preserva Jr. ficaram muito felizes ao ver a preocupação e o interesse da população em economizar água, já que a máquina de lavar roupas é uma das fontes de maior desperdício e, ao reutilizarmos sua água, podemos economizar até 200 litros por lavagem. 


A conscientização se deu em todas as faixas etárias e foram muitos os que se mostraram interessados em instalar o equipamento, visando principalmente o lado econômico, já que economizariam na conta de água e ao mesmo tempo ajudariam no combate à crise hídrica.
"Quando o pensamento muitas vezes é de ajudar o próximo, não há maneira melhor de fazê-lo, senão economizando água." 


Por Rafael Barata e Giovana Ruiz



quinta-feira, 26 de março de 2015

Sobrevoando Lavras...

      Na ultima quinta-feira, a Preserva Jr. proporcionou um passeio diferente em Lavras aos ganhadores da nossa promoção. Lucas e Mayara tiveram a oportunidade de conhecer Lavras do alto! Uma outra visão da cidade em que passamos algum tempo da nossa vida durante os estudos.




           Tentar reconhecer Lavras a alguns muitos metros de altura foi um grande desafio, não parecia a mesma cidade. A paisagem tirou nosso fôlego  e a vista da Serra da Bocaina foi deslumbrante! Uma chance única de ter um outro olhar sobre Lavras!



          A Preserva Jr. e os ganhadores agradecem ao Aeroclube de Lavras pela oportunidade de um momento único e descontraído durante nossas semanas de estudo.





Contato:                                 
Aeroclube de Lavras
Facebook: facebook.com/voelavras
Site: www.voelavras.com.br

quarta-feira, 11 de março de 2015

Cantinho da Ej: Membros Homenageados

   Hoje, faremos diferente.
  Nosso Cantinho da Ej será especial. Será exclusivamente para homenagear aqueles membros em que nos inspiramos e seguimos os passos.
   Começando por ela:

Lais
   Uma das primeiras formandas que a Preserva Jr. teve o prazer de ver seu crescimento e poder crescer junto com ela. Contribuiu com diversos trabalhos e atividades sem medir esforços. Guiada pelo amor á empresa, batalhou muito para que a Preserva pudesse se destacar entre os gigantes. E hoje, a Preserva está onde Laís sempre sonhou. Perdemos uma grande guerreira, mas continuamos com um pedacinho dela conosco, nos inspirando e nos fazendo torcer cada vez mais pelo seu sucesso profissional. Seja grande, seja forte e estaremos aqui orgulhosos e agradecidos por ter passado e mudado o destino da Preserva Jr..


  Gleys,
    Competência, dedicação e talento. Ou simplesmente Gleys. Essa nossa formanda é tão especial que mesmo longe da empresa será sempre presente, por mais contraditório que pareça. Ela criou e desenvolveu, em trabalhos de equipe, documentos, ferramentas e ideias que de fato se fazem presentes no funcionamento da empresa, o que auxilia para que cada vez mais trilhemos novos caminhos. Sempre proativa, mostrou-se mais que uma graduanda. Na realidade, evidenciou a profissional de êxito que é ao usar seu vasto conhecimento para a solução das mais variadas situações. Se não bastasse, preocupa-se com todos, incentiva a busca pelo aperfeiçoamento contínuo e sempre se dispõe a ajudar. Seu sucesso é certo e nós estamos honrados e gratos de participarmos dele, pois com você somos +Preserva e crescemos sempre! Mais e mais sucesso, Gleys!

   E não menos importante,

   Ronan,
    Um dos fundadores da Preserva Jr., Ronan se dedicou desde o início, trabalhando com o grupo fundador, em busca de toda a documentação necessária para erguer a empresa junior. Começou sua trajetória já com o cargo de Diretor de Projetos, disseminando sua experiência para os demais membros, por já estar em um período avançado do curso e também pelos trabalhos desenvolvidos na UFLA. Como consequência da qualidade de seu trabalho, foi reelegido ao cargo e nele ficou por mais um ano, desta vez orientando seus assessores de forma que um deles assumisse a diretoria após sua gestão. Ao sair da Diretoria de Projetos, Ronan foi realocado para o cargo de assessor da Presidência, no qual permaneceu por poucos meses, entretanto atuou com sabedoria e conjuntura até ter que se desligar da empresa devido aos trâmites de fim de curso.

Ronan, você faz parte de nossa história! A Preserva Jr. agradece por sua contribuição e te deseja sucesso nessa nova jornada.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Agende-se: ENEJ e EMEJ

Recado aos jovens empreendedores de Minas Gerais e de todo o Brasil: está na hora de guardar dinheiro! Isso porque já tem datas e locais confirmados dois eventos de muito peso do MEJ. São eles o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) e o Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ).

O ENEJ 2015 será realizado em Brasília dos dias 13 a 17 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os organizadores ainda não anunciaram qual será o tema do encontro nem qual será seu valor. Mas o evento promete ter um caráter de diversidade e um pouquinho da federação de cada estado. 
 


O EMEJ será sediado em Belo Horizonte entre os dias 1 e 4 de outubro no SESC Venda Nova. Com o tema “Qual passado você quer construir?”, o evento também está sendo muito aguardado por todos que vivenciam o MEJ. As inscrições terão um valor de R$ 400,00 e começarão no fim de março. Um detalhe é que este ano terá somente o pacote com hospedagem que, segundo os organizadores, é uma forma de aumentar a integração entre os congressistas.


Em 2014 alguns membros da Preserva Jr tiveram a oportunidade de participar do EMEJ realizado em Ouro Preto. Com o tema “Legados de Ouro” o evento contou com palestrantes e congressistas incríveis e com certeza mudou a forma como a empresa enxerga o MEJ. Por isso temos dois conselhos para dar: salvem a data e guardem dinheiro! O MEJ esse ano está com tudo!

Por Érico Vieira

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Planeta Curioso: Parce One, a tomada inteligente.

      “Parce, o jeito mais fácil de estabeler uma casa inteligente.” É o que dizem os criadores da tomada que promete tornar inteligente qualquer aparelho eletrônico. O primeiro membro da família Parce, o Parce One é um simples adaptador de tomadas que objetiva controlar a quantidade de energia gasta em qualquer aparelho a ele conectado.




       O Parce One se utiliza do fato de que os aparelhos das residências passam a maior parte de seu tempo no modo standby, que também gasta energia. E é justamente aí que ele atua. Visando reduzir o desperdício de energia nesse período ele grava as informações de uso dos aparelhos e cria uma memória de utilização.

       Dessa forma, períodos em que os aparelhos normalmente estão desligados, como de madrugada, ele automaticamente desativa o modo stanby cortando a energia elétrica para o aparelho em questão. O Parce One também permite o desligamento dos aparelhos pelo celular e a criação de estatísticas sobre o consumo de cada aparelho que podem ser consultadas pela internet.





        O dispositivo de tecnologia alemã ainda está em fase de testes e promete diminuir em até 50% o gasto de energia. Espera-se que os testes se intensifiquem em breve e que a empresa esteja preparada para começar a produção.

O vídeo de divulgação em inglês pode ser acessado pelo link abaixo:

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Planeta Curioso: Reaproveitamento de água

 O assunto que nos assombra atualmente, é a falta de água. Mas nada como ideias criativas e inovadoras para dar uma solução simples para o reaproveitamento da água residual de nossas residências.
 Muitas cidades no Brasil estão enfrentando uma grave crise hídrica. Por isso, a economia de cada gota de água é essencial. Um método inovador pode nos ajudar a diminuir o consumo: chama-se Gris e funciona como um coletor de água que fica embaixo do chuveiro.
  A tecnologia é composta por quatro células interligadas que se inclinam suavemente para o centro. A água desperdiçada fica concentrada nessas células, que capta até 10 litros do líquido. Quando necessário, basta utilizar essa água para outro uso, como lavar um banheiro ou irrigar plantas.


Adicionar legenda
  Segundo o criador do projeto, Alberto Vasquez, as células coletam cerca de 95% da água desperdiçada no banho. Vasquez diz que está procurando financiamento para trazer o produto ao mercado. Ele estima que o Gris custará entre R$ 60 e R$ 80.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Planeta Curioso: Lemaf cria sistema que economiza 80 mil litros de água por mês



O Planeta Curioso de hoje é sobre o sistema que vem sendo utilizado na UFLA para economizar cerca de 80 mil litros de água por mês, entenda com ele funciona:

Atualmente a UFLA realiza o projeto do Modelo Fitogeográfico da Bacia do Rio Grande, que ajudará programas de revitalização em áreas de preservação da bacia.
E um dos processos que precisam ser feitos para a criação do Modelo é a análise de carbono do solo e das plantas presentes na região, que está sendo feito pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf). Mas para que as plantas, raízes e a camada orgânica que recobre o solo sejam analisadas em laboratório, é necessário um processo de limpeza dos mesmos, algo que antes consumia cerca de 4 mil litros de água por dia.

Caixa de limpeza e caixa de coleta, caixa de decantação
 e caixa de mil litros.
Preocupado com a utilização racional dos recursos hídricos, o Lemaf criou um sistema para realizar o processo com a mesma eficiência, mas utilizando apenas 1.200 litros de água durante 3 semanas.
O sistema funciona com uma caixa de limpeza das raízes e plantas, uma caixa de decantação e duas caixas de água, como ilustrado abaixo.

Esquema do sistema criado pelo Lemaf
A água é distribuída, por gravidade, de uma caixa d’água de 500 litros a um sistema de limpeza, composto por cortinas d’água projetadas em caixas de coleta. Assim, a água usada segue para uma caixa de passagem e, posteriormente, para um reservatório com capacidade de armazenar 1.000 litros d’água. Nesse estágio, a água passa por um processo de decantação, sendo bombeada novamente para a caixa de 500 litros em um nível superior ao das caixas de limpeza.

O sistema é simples, e gera uma economia no final do mês de 80 mil litros de água, o suficiente para abastecer dez casas, com três moradores cada durante um mês, e quase 600 R$, o novo sistema está sendo utilizado há quase 4 meses e conseguiu ‘se pagar’ em dois meses e meio, segundo um dos desenvolvedores, o técnico administrativo Kalill Páscoa.

Para mais informações sobre o Sistema e o Modelo Fitogeográfico da Bacia do Rio Grande leia a reportagem completa em: http://www.ufla.br/ascom/2015/01/27/sistema-de-reuso-de-agua-desenvolvido-no-lemaf-economiza-mais-de-80-mil-litros-por-mes/


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Para calouros e veteranos: #OrgulhoDeSerUFLA

Para muitos, as tão esperadas férias continuam, para outros, é hora de preparar para começar! 

O MEC divulgou, no dia 26, o resultado do SiSU, com a classificação dos aprovados para os cursos da UFLA. As matriculas começam amanhã (30), e vão até o dia 3 de fevereiro. É válido lembrar que os candidatos interessados em participar da lista de espera, tem até o dia 6 de fevereiro para declarar interesse no site do SiSU.

Para os aprovados, é hora de conhecer a cidade e a universidade, reconhecendo sua consolidada qualidade. E então, curtir a expectativa de ingressar em uma das melhores universidades do país!

A MELHOR de Minas

Ao todo, serão 1305 novos calouros, que vão se impressionar e sentir #OrgulhoDeSerUFLA. 

No fim de dezembro, foi divulgado o resultado do IGC (Índice Geral de Cursos), e a Universidade Federal de Lavras, possui a maior nota entre as universidades mineiras, e aparece como a 3ª melhor universidade brasileira. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes. 



A reportagem completa você confere aqui.

Universidade mais SUSTENTÁVEL do Brasil

UI GreenMetric World University Ranking é um ranking internacional que agrupa os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior no mundo. A Universitas Indonesia, divulgou o resultado que colocou a UFLA no ranking 2014, na 26ª posição geral e na primeira do País, colocando a bandeira do Brasil no seleto grupo das universidades mais sustentáveis.

Considerando a classificação por “Instituições de Ensino Superior Especializado” (Specialized Higher Education Institution), a UFLA figura como a 14ª no mundo.



Entre as várias universidades brasileiras que participaram estão: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (157ª), Universidade de São Paulo – USP (199ª), Universidade Federal de Itajubá (291ª).

Para ver essa reportagem na íntegra, acesse este link



São inúmeros os motivos para comemorar, para quem entra, como para quem permanece.
Será com certeza um ano de muitas conquistas e ainda mais reconhecimento. A Preserva Jr. continuará fazendo parte dessa história, promovendo bons trabalhos e proporcionando crescimento aos seus membros, em cada trabalho sustentável que realiza.

Boas férias, e aos calouros, BEM VINDOS!



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Planeta Curioso: Reciclagem

Muito se ouve falar sobre reciclagem, mas você realmente sabe do que se trata?

Segundo o site Wikipédia " Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial de utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional do lixo e a emissão de gases do efeito estufa. A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos reduzir, reutilizar e reciclar."

Nesse cenário, o site Portal do Meio Ambiente complementa a definição dizendo que a reciclagem também surge como uma solução para o desemprego no cenário socioeconômico, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustentar suas famílias.
No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel. O alumínio pode ser reaproveitado totalmente. Ele é derretido e retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens.Como as cidades com grande crescimento da população não tem locais para instalar seus depósitos de lixo, a reciclagem é uma solução economicamente viável. Em muitos locais públicos, existem latas disponíveis para realização da coleta seletiva, faltando apenas à conscientização de algumas pessoas para que o processo deslanche de vez.





Os materiais reciclados são divididos em papel, plástico, vidro e metal. A reciclagem pode começar dentro da sua casa, com por exemplo papelão, jornais, revistas, sacos, garrafas, vidros de janela, latas de alumínios e etc.

Se cada um fizer sua parte em casa, já contribui e muito para desenvolver cada vez mais esse projeto!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Planeta Curioso: Férias Sustentáveis

   Vai aproveitar o resto de janeiro e fevereiro para viajar?  Nós te damos dicas para curtir de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente aproveitando ao máximo o passeio.

  Chegando as férias de verão, os brasileiros procuram destinos de praia e sol, locais que geralmente abrigam uma variedade de ecossistemas e áreas verdes. Por isso, neste período, é importante lembrar-se de desfrutar os destinos naturais de forma adequada.

   Nesse contexto, separamos uma lista de atitudes conscientes, para quem vai viajar e entrar em contato com o meio ambiente.


1)      Antes de viajar, converse com os amigos e vejam se é possível juntar mais pessoas em um único carro, diminuindo assim o consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

2)      Opte sempre por passeios ciclísticos ou caminhadas, deixando os carros onde se está hospedado, além de não emitir gases poluentes, é uma ótima oportunidade para conhecer a fauna e flora local;

3)     Opte por hoteis, albergues, pousadas e camping que ofereçam alternativas mais sustentáveis aos hóspedes. Prefira aqueles que reutilizem a água e que tenham sistema de captação da água da chuva, evitando assim o desperdício. Também opte por aqueles que utilizem fontes renováveis de energia, como por exemplo, energia solar e eólica;

4) Não compre produtos feitos a partir de plantas ou animais em extinção;

5)  Leve sempre uma sacolinha para guardar o lixo. Lixos na natureza prejudicam a fauna e flora;






Agora é só arrumar as malas e aproveitar sustentavelmente o restinho das férias!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Planeta Curioso: Soluções para falta de água já adotadas em cidades do mundo

A falta de água foi o problema ambiental de maior destaque no ano passado, o que está causando muita preocupação e vem gerando muitas discussões sobre o que pode ser feito para a manutenção desse nosso recurso essencial para a vida. Para tentar entender por que chegamos a tal ponto e se há soluções para esse problema a BBC Brasil publicou uma matéria que mostra outras seis grandes cidades no mundo que adotaram algumas soluções para a crise de água.

                       


Em Pequim (China), a solução foi a transposição de água. Um projeto gigante vem sendo instalado cujo objetivo é mover bilhões de metros cúbicos de água, do sul para o norte do país, que é mais árido, ao longo de uma distância superior à que separa o Oiapoque do Chuí (extremos do Brasil).
Na Austrália a cidade de Perth adotou como alternativa mais viável a dessalinização da água do mar. A cidade construiu duas grandes estações para remover o sal da água coletada no Oceano Índico e torná-la potável. Porém essa técnica é criticada por ambientalistas por ser um processo caro e que demanda muita energia.
Na América do Norte, o governo de Nova York, desde os anos 90 tem tomado como medida preventiva a proteção dos mananciais. O projeto incluiu aquisição de terras pelo governo nas nascentes de água, com o objetivo de proteger sua vegetação e garantir que os lençóis freáticos continuassem a ser alimentados, também tem sido prestada assistência financeira as comunidades rurais nessa região em troca de cuidados com o meio ambiente, e mitigação da poluição nos mananciais. Com isso, a cidade conseguiu ampliar em décadas a vida útil de seus mananciais.
Em Zaragoza (Espanha), tem sido feitos projetos de conscientização e metas, feitos em escolas, espaços públicos e imprensa, pelo uso eficiente da água e o estabelecimento de metas de redução de consumo. A estratégia incluiu incentivos para a compra de aparelhos domésticos econômicos (chuveiros, vasos sanitários, torneiras e máquinas de lavar louça eficientes, cujas vendas aumentaram em 15%); melhoria no uso da água em edifícios e espaços públicos, como parques e jardins; e cuidados para evitar vazamentos no sistema.
Na Cidade do México, foram feitos investimentos para a descoberta de novos aquíferos. Estão sendo perfurados poços para não apenas confirmar a existência das fontes subterrâneas de água, mas também avaliar sua qualidade para consumo humano.
Na Cidade do Cabo (África do Sul), foi feita uma guerra contra o desperdício. A principal fonte de desperdício eram os encanamentos domésticos, muitos dos quais deficientes e incapazes de resistir à alta pressão de bombeamento da água. Um projeto-piloto de US$ 700 mil, iniciado em 2001, funcionou em duas frentes: a reforma de encanamentos ruins e a redução da pressão da água fornecida ao bairro, para evitar os vazamentos. Segundo um relatório do governo da Cidade do Cabo, o projeto custou menos de US$ 1 milhão e o investimento foi recuperado em menos de seis meses.
Depois de saber um pouco mais sobre essas soluções para enfrentar a falta d’água, qual você acha que seria viável para adotarmos no Brasil nas diversas regiões que necessitam de intervenção?



Veja a reportagem completa no link: