quinta-feira, 21 de maio de 2015

PreservAção: III Preservando - Coleta de óleo


No dia 17/05, domingo, 8 horas da manhã, a Preserva Jr. Foi à Praça Dr. Augusto Silva, popularmente conhecida como praça dos bancos, para começar sua campanha de arrecadação de óleo usado para fritura, o nosso óleo de cozinha.



Poucos sabem, mas um litro de óleo é capaz de poluir mais de 10 mil litros de água. Por ser um líquido, provoca a chamada poluição difusa, de difícil contenção, já que além de poder se espalhar criando a chamada “pluma”, são muitas as pessoas que fazem o descarte errado deste material, dificultando mais ainda o controle. Ao jogarmos o óleo de cozinha pelo ralo, podemos encarecer o custo do tratamento de água em até 45%. Além disso, o descarte errado do óleo afeta não só a água, mas todo o ambiente do entorno, gerando inclusive impermeabilização do solo.

Por isso, reaproveitar o óleo é crucial para mantermos a saúde dos nossos cursos hídricos, aumentarmos a infiltração de água da chuva no solo, garantindo o nível de nossas bacias e com isso combatermos a escassez da água potável, fato que atormenta cada dia mais a população brasileira e mundial.

A Preserva Jr. no papel de cidadã criou esta campanha para mobilizar e conscientizar a população lavrense e da região. O retorno foi gratificante, já que foi possível notar o grande interesse e participação das pessoas da cidade. Foram arrecadados mais de 90 litros de óleo num único dia, o que nos deixa muito otimistas com a mudança do cenário atual.

Mas o que será feito com esse óleo? O dia 17 de maio, coincidentemente foi o dia mundial da reciclagem. Então a Preserva Jr. não só recolhera o óleo, mas também fará o reuso do mesmo na produção de sabão. Além disso, serão oferecidos ainda workshops para ensinar como realizar este procedimento, de maneira simples e didática. As datas ainda serão divulgadas e estamos contando com uma significativa participação da população. A sala da Preserva Jr., situada no Departamento de Engenharia na Universidade Federal de Lavras, continua funcionando como ponto de coleta de óleo.

A mudança não é algo complexo. Gestos simples que podemos enxergar logo abaixo dos nossos narizes são responsáveis pela solução da maioria dos problemas. Com o meio-ambiente não é diferente, a prevenção e a precaução saem mais barato do que a remediação.

0 comentários:

Postar um comentário